Quatorze anos de ‘Honey’


Semana passada completou 14 anos do lançamento de ‘Honey’, o primeiro single extraído do disco número um de Mariah Carey, Butterfly.
“Honey” se tornou o terceiro single de Carey a estrear direto no topo da Billboard Hot 100, tornando-a a artista até hoje com maior número de estréias em primeiro lugar na história da Billboard. Além disso, a canção tornou-se sua décima segunda a ficar no topo dos charts, consolidando Mariah Carey como a cantora com mais singles em primeiro lugar no Hot 100 da Billboard.
O single vendeu mais de 1 milhão e meio somente nos Estados Unidos tornando-se um enorme sucesso no mundo inteiro.
A canção foi elogiada por críticos de música contemporânea, que chamou de transição musical de Carey de “genuína”.  Foi escrita por Carey, Puff Daddy, Q-Tip e Stevie J, os quais serviram como produtores da música também, devido ao uso de amostras das canções: “Hey DJ” pela World’s Famous Supreme Team, e “Rock The Body” pela Treacherous Three, escritores adicionais são creditados. “Honey” era uma canção re-definição da carreira de Carey, empurrando-a mais distante no hip-hop do que ela tinha ido antes. A letra da canção descreve o sentimento que a protagonista sente em relação a seu amante, e compara a sensação de mel, e sua doçura arrogante.
“Honey” é bem conhecida pelo seu vídeo musical que a acompanha, que apresentou uma imagem mais sensual e menos conservadora do que Carey tinha sido visto anteriormente. O vídeo apresenta Carey sendo mantida como refém em uma mansão, que elaa escapa em seguida como as cenas típicas de um vídeo de James  Bond.
As cenas do vídeo mostram Mariah Carey escapando de seus assaltantes em jet-ski, dançando a bordo de um navio com marinheiros, e brincando em uma bela ilha com seu amante.  O vídeo rendeu muita polêmica, além de ter sido a primeira vez que Mariah Carey aparecia em trajes sensuais, muitas comparações foram feitas entre o vídeo e o fim do casamento de Mariah com Tommy Motolla.
Apesar de Mariah Carey ter negado as comparações, alegando serem nada mais do que mera coincidência, muitos amigos íntimos, incluindo Walter Afanasieff, ex-sócio em composições de Carey ,  e seu ex-marido, Tommy Motolla sentiram que Mariah fez o clipe para afrontá-los.
Além do vídeo original, Mariah Carey gravou um clipe da versão Remix com Puffy Daddy. Na época, o rapper foi alvo de fofocas como  ‘o novo namorado de Mariah Carey’.
Confira o vídeo  original abaixo: