Walter Afanasieff, produtor brasileiro de Music Box, fala sobre o álbum



Music Box foi lançado em 31 de agosto de 1993 pela gravadora Columbia. Depois de vender mais de 18 milhões de cópias de seu álbum de estréia auto-intitulado “Mariah Carey”, a cantora decidiu experimentar seu som para o seu segundo álbum, “Emotions”, mas não conseguiu fazer o mesmo tipo de impacto comercial como sua estréia.Mariah Carey voltou para o estúdio determinada a ampliar seu público e produzir outro álbum de alta qualidade não só para si, mas para uma legião de fãs. Como resultado, sua carreira ascendeu à alturas extraordinárias.
Este álbum faria Carey afirmar seu controle sobre todos os aspectos do seu som musical. Foi mutuamente acordados para levar sua música em uma direção mais pop-friendly sobre a influência do R&B / Soul ??a partir de seu álbum anterior. Ao lado de seu parceiro, Walter Afanasieff, Mariah foi capaz de esculpir um nicho onde muitos de seus contemporâneos não consiguiram o mesmo feito. “Music Box” apresentou um jovem produtor chamado David Hall, reatando a parceria de longa data com David Cole e Robert Cliviles e inaugurou a chegada de Babyface e Simmons Daryl em um álbum de Mariah Carey. A cantora que  consegue alcançar cinco oitavas estava em plena exibição, mais uma vez, deixou uma marca inegualável na maioria das canções do álbum.
Mariah Carey veio de uma família musical, onde sua mãe era cantora do New York City Opera, além de ser uma treinadora vocal. Aos 3 anos, ela começou a cantar e quando ela já estava no colégio, começou a gravar  um material demo em um estúdio de Long Island, sua terra Natal. Foi durante este momento em que ela recebeu a tutela do lendário Gavin Christopher e começou a escrever com Marguiles Ben. A partir de sua parceria com Marguiles, Carey foi capaz de escrever e gravar canções para sua fita demo, que acabou no seu primeiro álbum, “Mariah Carey”.
Seguindo a história, Mariah viria a se tornar uma backing vocal para a artista popular do momento, Brenda K. Starr. Em uma festa da indústria musical, em 1988, a fita demo de Mariah acabou nas mãos do executivo da Columbia Records, Tommy Mottola. Ela finalmente recebeu sua grande chance no outono do mesmo ano. Seu álbum de estréia, “Mariah Carey”, apenas prenunciou o que estava para vir e três anos mais tarde, ela se viu em um time de 1 integrante apenas.
Entre os meses de Agosto de 1992 e Maio de 1993, Music Box foi gravado no Right Track Studios, em Manhattan, Nova York e no estúdio The Plant, em Sausalito, Califórnia. O portal SoulCulture recentemente conersou com Walter Afanasieff, o músico co-roteirista e produtor  do álbum “Music Box”, para compartilhar a experiência da criação de um clássico da música.
Afanasieff se lembra de como ele começou a se envolver com Mariah em seus álbuns anteriores.
“Eu realmente trabalhei em seu primeiro álbum”, diz Afanasieff. “Eu era uma espécie de arranjador e co-produtor de um senhor chamado Narada Michael Walden. Fui seu braço direito, o seu tecladista, co-roteirista, arranjador e co-produtor. Ele foi contratado para fazer algumas músicas no primeiro álbum. Na verdade, trabalhou em “Vision of Love”, música do primeiro álbum, assim como “Someday” e “I Don’t Wanna Cry”.
Eu estava envolvido na época como músico. Quando Tommy Mottola e Mariah estavam na Califórnia trabalhando em seu álbum com Narada Michael Walden, todos nós nos encontramos. Na reunião com Tommy e Mariah, trocamos o conhecimento de que esta era uma oportunidade legal para noa conhecermos e continuar a trabalhar juntos.
“Tommy me deu um desafio e ele disse: ‘Temos mais uma música que desejamos gravar para o primeiro álbum e ele  já está finalizao e nas embalagens de CD, mas eu vou parar as prensas. E se a música que você fizer, ficar boa, que vou colocar no primeiro álbum novamente na segunda prensagem.” Então ele deu-me este desafio e eu entreguei a última canção desse primeiro álbum chamado “Love Takes Time”. “Love Takes Time” acabou sendo o segundo single de Mariah, que foi número 1 depois de “Vision of Love”. Foi a minha primeira produção e é assim que começamos nosso relacionamento.
“Comecei a marcar pontos com ela e eles, porque eles achavam que eu era bom o suficiente para se tornar seu parceiro composição. Então, ela e eu começamos a escrever para o seu segundo álbum. O encontro do primeiro álbum, levou a escrever o segundo e que levou ao “Music Box”, sendo então uma colaboração musical realmente séria. O primeiro álbum onde nós trabalhamos muito duro e em conjunto foi o álbum “Emotions” e lá nós resolvemos algumas coisas que não eram perfeitas. Nós não estávamos exatamente no ponto ainda, mas com Music Box estávamos definitivamente no ponto. “
Afanasieff descreve a direção que queria seguir para o álbum.
“Nunca foi uma idéia proposital, foi sempre sobre o que Mariah estava escrevendo e sentindo”, diz Afanasieff. “Mariah é uma compositora simples. Ela escreve sobre o que ela está passando. Ela escreve sobre seus sentimentos e ela escreve sobre o clima em que o mundo está musicalmente. Assim, no “Music Box” foi escrito para e estar juntos, era tudo sobre o que estávamos fazendo. Não tinha nada a ver com uma decisão de direção. Ela simplesmente passou por seu primeiro álbum e em seu segundo álbum, “Emotions” tentamos muitas coisas diferentes que nós estávamos escrevendo e sentindo. Nós começamos a escrever canções diferentes depois disso e chegamos em um espírito diferente, o que levou ao registro de “Music Box”.
“Nós não tivemos quaisquer ordens vindas dos executivos de música nos dizendo para fazer o disco mais pop, mais soul ou mais suave, nada disso. Era estritamente sobre o que ela estava sentindo e como ela se sentia. É assim que escrevemos as canções e aquelas que acabaram entrando no álbum. Gostaria de escrever algo no piano com ela e o desafio nesse momento era de como iríamos produzir  algo moderno, baseado no que acabamos de escrever no piano. É Assim que a produção e o arranjo fazem a música soar da maneira que parece. Ela levaria as faixas que eu fiz e trabalharia nelas. E então ela iria encaixando seus vocais de uma certa maneira e  era apenas um processo de construção e a partir daí que você tem um passo a passo. Nunca foi uma decisão que ia ser uma certa forma pré-estabelecida antes de acontecer”.
Ele continua: “Mariah é a sua própria melodia. Ela é a única que aparece com o vocal. Sempre que ela acaba cantando,  o que você ouve vem de dentro dela. A parceria que ela e eu tínhamos e eu não posso falar por ela sobre outros parceiros de composição, mas se você pudesse nos ver no quarto que eu iria tocar uma corda e jogar uma pequena melodia no piano e ela dizia: “Oh, isso é bom“, e ela iria cantar essa melodia e, em seguida, ela acrescentaria outra coisa. Eu, então, tocava e  ela dizia: “Sim, isso é bom” para que ele instantaneamente se torne esta parceria, onde eventualmente ela vai ter uma melodia e depois a melodia levaria a ela para começar a pensar sobre essa sensação de que ela quer colocar em palavras. Este viria a ser o tema da canção. Uma parceria que desenvolveu suas melodias e era realmente ela que tomava a direção liricamente falando. Ela iria escrever a maioria das letras sozinha. “
Afanasieff lembra de como ele se envolveu com “Dreamlover”, primeiro single do álbum.
“‘Dreamlover”, por exemplo, foi uma música que Mariah estava fazendo sozinha”, diz Afanasieff. “Ela tinha uma necessidade particular de up-tempo e mais registros de um som de vanguarda. Eu não vou dizer que eu era apenas o cantor de baladas, mas o de baladas mais suaves, mais melódicas. Ela sempre teria essa pequena área de seu álbum onde David Cole e Robert Clivilles seriam apresentados. Infelizmente, era apenas um tipo de negócio da minha compreensão dele. Um senhor chamado Dave Hall produziu a canção. Ele era um produtor e escritor de Nova York.
“Ela saiu e escreveu ‘Dreamlover’ com Dave. Eu não tinha nada a ver com a composição ou mesmo a produção inicial do primeiro esboço, mas quando a canção foi entregue à gravadora, Tommy Mottola e  a Columbia Records decidiram que a gravação precisava de um ‘”algo a mais”. Na opinião deles, a música era um pouco obscuro e um pouco sem graça, para colocar nas rádios. Então, eles deram para mim e eu acrescentei algumas coisas nela. Eu adicionei um órgão Hammond B3 à ela para fazê-la soar um pouco melhor e eu acrescentei alguns tambores para substituir algumas das partes de bateria. Remixei um poucoe acrsecentei mais algumas coisas. Foi muito bom estar envolvido nessa canção e eu comecei a ser listado como um co-produtor dela. “
“Dreamlover” estreeou em # 1 na Billboard Hot 100, # 2 na parada de singles Billboard R&B e # 9 no UK Singles Chart e isso ajudou no sucesso de” Music Box” após o lançamento.
O segundo single do álbum foi  “Hero”  e Afanasieff conta história fascinante de como a música veio junto com a ajuda de Tommy Mottola.
“Uma das minhas histórias favoritas da época do álbum “MariahCarey”, foi quando me pediram para escrever uma canção para um filme que estava sendo concluído em Hollywood que a Sony/Columbia Pictures estavam lançando”, diz Afanasieff. “Trabalhando com a Sony Music, você está de certa forma conectado com outras empresas da cia,  como a Sony Pictures. Então, um monte de vezes a Sony Pictures convidou a Sony Music para produzir a música para o filme, que é um procedimento bastante normal. Pediram me se eu poderia traablhar na trilha de um filme chamado “Hero”, que foi estrelado por Dustin Hoffman e Andy Garcia.”
“Neste momento particular, eles pediram Gloria Estefan para cantar essa música e eles me pediram para escrever e produzir uma canção para o filme. Eu estava carregando este bit de informação na minha cabeça quando cheguei a Nova York para trabalhar com Mariah em seu álbum. Estávamos juntos para escrever alguma coisa para o seu álbum. Um dia, enquanto estávamos no Right Track Studios eu disse a ela sobre esse projeto que eu estava trabalhando e perguntei se ela queria escrever esta canção comigo. Contei sobre foi  conceito do filme e sobre o quanto era legal esse projeto. Comecei a jogar a parte de piano no início da canção e ela me perguntou: “Essa é a sua idéia para ela?” Eu lhe disse: “Sim, é nisso que eu venho trabalhando.” Ela diz: “Sim,  é realmente bonita. Vamos tentar.” Então nós sentamos lá e tentamos fazê-la.
“Dentro das próximas duas horas, tivemos a maior parte da música feita. Ela começou a não ser Mariah Carey, a cantora, ela começou a se tornar a compositora para alguém. Ela não estava realmente preocupada com isso, por não ser seu estilo e nem para ela. Começamos a escrever “Hero”. Então Tommy Mottola entrou e nos perguntou o que estávamos fazendo. Dissemos a ele que acabei de escrever esta canção para o filme “Hero”. Ele disse: “Deixe-me ouvir.” E depois que ele ouviu, olhou para nós e disse: “Não há absolutamente nenhuma possibilidade de você dar essa canção para o filme. Esta é a sua música, Mariah.”
Ela disse: “O quê? Eu não vou cantar esta canção. Esta canção não é para mim. Isso não é o que eu quero. Este não é meu estilo.” Ele disse a ela: “Não, confie em mim. Se você colocar essa música no seu álbum e  lançar, será genial. Esta será uma de suas maiores canções, eu prometo.” Ela disse, ‘Eu não quero. Esta não é quem eu quero ser. Eu quero ser menos pop e não conhecida apenas por cantar baladas.” Ele disse: “Confie em mim. Você tem que gravar essa música.” Então, ela acabou terminando de gravar sozinha. Não demos para o filme e eu não escrevi nada para o filme. E esse seria um dos maiores sucessos de sua carreira. “
“Hero” alcançou a posição # 1 na Billboard Hot 100, # 5 no Billboard Singles Chart R&B e # 7 no UK Singles Chart e gerou ainda mais sucesso para Mariah.
O próximo single depois de “Hero” foi “Without You”, que foi um remake do hit popular dos anos 70  escrito pelo grupo de rock britânico, Badfinger. Afanasieff falou sobre o quão forte era a resposta para ela na Europa.
“A música que ela adorava, e queria fazer um remake era” Without You “, do grupo de rock britânico, Badfinger e refeito por Harry Nilsson”, diz Afanasieff. “Mariah sempre foi influenciado pelos Beatles, George Michael, Stevie Wonder e muitos outros artistas.” Without You” era uma de suas músicas favoritas.
“Eu queria chegar mais perto da versão que  pertencia à Harry Nilsson,  e o grande som que o piano fazia. Fui trabalhar na nossa versão da música e Mariah entrou com seu vocal muito poderoso. Naquela época, eu acho que havia um clima no mundo, especialmente da Europa, porque você tem que entender que havia outras meninas lá fora, em meados dos anos 90, como Celine Dion, que estavam realmente arrebentando. A Europa amava a música “Without You” e então ele pegou aqui em os EUA “.
“Without You” alcançou a posição # 3 no Hot 100 da Billboard Charts, # 7 no Billboard Hot R&B/Hip-Hop Singles Chart e # 1 no UK Singles Chart.
O quarto single a ser lançado ao público em geral seria o de produção de Babyface e Daryl Simmons
intitulada, “Never Forget You”. “Never Forget You” alcançou a posição # 3 no Hot 100 da Billboard Charts e # 7 no Billboard Hot R&B/Hip-Hop Singles Chart.
O último single a ser lançado do álbum seria “Anytime you Need a Friend.” O álbum apresenta a dupla de recém-chegada Kelly Price e Daniels Melonie nos vocais
de apoio . A música alcançou a posição # 12 na Billboard Hot 100, # 22 na parada de singles Billboard R&B e # 8 na UK Singles Chart.
Afanasieff dá fala um pouco de como a música foi formulada.
“Mariah era um amante da música gospel e da igreja”, diz Afanasieff.”Ficamos sempre na companhia destes cantores maravilhosos criados na igreja. Cantores como Melonie Daniels e Kelly Pric que  cresceram na igreja. Estávamos brincando com o fato de que nós iríamos fazer uma canção tipo de evangelho. Nós tinhamos feito algumas canções do seu segundo álbum. Um deles foi chamado de “And You Don’t Remember?”  que escreveu e que tinha aquele “que” de música gospel. Queríamos fazer algo parecido novamente.
“Mariah também adorava uma música que ela tinha em seu primeiro álbum chamado” I Don’t Wanna Cry “. A substância de” I Dont Wanna Cry ” e a qualidade gospel de “And You Don’t Remember?” deu esse tipo melancólico que queríamos transformar em algum tipo de grande harmonia com coro gospel. Foi assim que surgiu
“Anytime you Need a Friend.” “Foi impulsionado por mim estar no piano. Quando estou a tocar piano eu estou tocando um milhão de coisas diferentes. Quando eu estaria tocando o piano, Mariah diria “O que é isso?” e eu vou dizer:  “O que?” e ela diria “Sim, eu gosto.” e então quando eu iria tocar e uma centena de
coisas mais e ela faria a mesma coisa. eu tocaria melodia menores, a progressão de acordes e a estrofe ela dizia ‘O que é isso? eu amo isso. “Então ela iria descobrir o tema da canção. Foi uma combinação
do que fizemos em “I Dont Wanna Cry” e “And you Don’t Remeber?”. Mariah deu ao mundo a harmonia feminina que só ela sabe fazer. Ela adorava organizar e adicionar harmonias”.
Afanasieff passa a fornecer uma visão sobre como as faixas final do álbum veio junto e seu desapontamento com a decisão tomada pela gravadora quanto à versão final impressa do álbum.
“Mariah foi muito influenciada por George Michael e seu álbum de Faith”, diz Afanasieff. “Ela me perguntou se eu tinha um som que ela realmente amava, que era um som de órgão especial. Lembro-me de estar no Right Track Studios e nós vasculharam a cidade para encontrar o teclado que foi usado para criar o som de
uma música de George Michael que ela realmente amou. Então, voltamos para o estúdio com um monte de teclados e eu tentei chegar ao som e não deu certo. Finalmente recebi um sintetizador Roland Juno 106 e no meio de vários sons de órgãoes e teclados, ela disse: ‘Sim, esse é o som que eu realmente amo.”
“Então começamos a brincar com esses acordes. Eu comecei a tocar uma progressão de
acordes e ela imediatamente começou a entrar em transe com este belo musical. Ela começou a cantar melodias encantadoras sobre mudanças com os acordes do teclado. Esta é a melodia que agora é a música chamada “Music Box”. Era tão bonita que nós adicionamos o som da caixinha de música nela. Foi tudo
baseado neste teclado que George Michael começou a usar anos antes que Mariah,influenciado quando ela era uma menina mais nova. “
“‘Just to Hold You Once Again” era uma letra que ela escreveu depois que a música foi escrita e o sentimento da música inspirou Mariah para colocar estas palavras novas. Tive uma educação muito clássica e uma vida intensa  de formação clássica, como piano e escola de música. Então, eu sou realmente um músico e eu sou extremamente versátil quando se trata de gêneros musicais diferentes. Como eu disse anteriormente, eu iria jogar uma progressão de acordes e Mariah gostaria e iríamos longe nessa vibe.
“E com ‘Just To Hold You Once Again” tivemos essas progressões de acordes muito legal que a fez entrar em um lugar em que realmente sente falta de alguém, estar triste e querer estar com essa pessoa. Ela escreveu essa letra muito bonita sobre como ela desejaria abraçar essa pessoa mais uma vez. Um monte de pessoas foram rápidos em afirmar que ela estava sozinha e triste. Só porque alguém escreveu uma música triste não significa que é o que eles são. Foi apenas um sentimento que a música trouxe . Um bom compositor pode entrar no clima atual da música. Mariah tem um talento para compor e escrever músicas.”
“Nós fizemos uma música em cada álbum que havia uma semelhança entre si e que tinham uma vibe entre si e isso foi algo que descobrimos quando trabalhamos  juntos no primeiro grande projeto, que era o álbum “Emotions”. Foi um daqueles momentos em que acabamos escrevendo uma música que realmente parecia como se fosse apenas um lugar muito confortável que seríamos sempre entrar. Era algo que naturalmente saiu. Minha música favorita do álbum “Music Box” não estava na versão dos EUA, mas foi na versão internacional do álbum, que foi “Everything Fades Away.” Isso me machucou um pouco, para ser honesto.
“As gravadoras têm sempre as suas regras. Eles sempre se sentem como se houvesse também muitas canções em um álbum ou  músicas insuficientes ou não o suficiente desse tipo de música em um álbum. Normalmente, é uma decisão tomada por um espírito empresarial e eles  geralmente estão errados”. Everything Fades Away” era um dos singles favoritos dos europeus e eu sempre desejei que entrasse na versão americana. Mas na versão americana, colocamos a música “All I Ever Wanted”.
As dua canções restantes de “Music Box”, são no estilo up-tempo produzido por David Cole e Robert Cliviles, “Now That I Know” e “I’ve been Thinking About you”.”
Music Box alcançou a posição # 1 na Billboard 200 Albums Chart no início do inverno de 1993 e encontrou o seu caminho de volta para o topo das paradas por três vezes diferentes em três países diferentes (EUA, Reino Unido e Austrália) e  passou a vender mais de 32 milhões de álbuns em todo o mundo. O álbum alcançou status de multi-platina em 11 países e caiu em # 26 na Billboard End Of Decade Album Chart, em 1999, provando seu poder de permanência e os efeitos sobre a cultura popular.
É considerado como o um dos melhores álbuns da década de 1990 e continua sendo o álbum mais vendido de sua carreira. Este álbum ganhou uma infinidade de nomiações ao Grammy Music Award, American e Soul Train Music Awards. “Music Box” estabeleceu o padrão para outros álbuns Pop e R&B para o resto da década. Ele continuará a ser um termômetro do que música de qualidade deve soar para as gerações vindouras de fãs de música.
Afanasieff fala sobre suas boas lembranças de trabalhar com Mariah Carey e criação de Music Box.
“Eu tive a sorte de estar envolvido há 18 anos com Mariah Carey para formar uma união para nos inspirar, escrever e produzir músicas que acabaram no álbum chamado Music Box”, diz Afanasieff. “Ele agora está sendo saudado como um álbum clássico, pois vendeu muitas cópias em todo o mundo. Ele recebeu tantas belas canções e hits. Ele salvou a vida das pessoas e ainda o faz. Quando as pessoas ouvem” Hero ” e alguém está profundamente perturbado e vai ouvir a música e lembrar que o herói está dentro deles e não em qualquer outra pessoa. Essa mensagem vai resistir ao teste do tempo”.
“O álbum foi uma obra-prima real. Foi um trabalho cumulativo de arte que nos envolveu em uma atmosfera onde nós apreciamos e nos desafiou. Gravadoras hoje em dia não vão mesmo assinar com pessoas e muito menos colocar à venda algumas canções dizendo que não vão vender ou que crianças de 13 anos não irão baixá-as no iTunes. Eu acho que somos melhor do que isso e nós merecemos mais do que isso.”